29/07/2011

Educação para a mídia: da inoculação à preparação


Resumo: Este texto parte da experiência inglesa no campo da educação para a mídia e analisa as duas abordagens pedagógicas predominantes: inoculação e preparação. Para tanto, localiza tais abordagens conceitualmente nos campos da educação e da comunicação e da cultura, descreve técnicas pedagógicas e propostas de trabalho sintonizadas com a abordagem atual, a da preparação, também chamada de media literacy.
Palavras-chave: Comunicação. Educação. Estudos culturais. Media literacy. Técnicas pedagógicas.

6 comentários:

Anônimo disse...

A mídia é realmente envolvente,na maioria das vezes ela nos faz pensar como uma audiência passiva nos envolvendo para um consumismo sem fim essa ideia esta claramente exposta em propagandas e filmes.Mas a partir do momento que a pessoa nota que o que a televisão mostra é totalmente destuante da realidade e critica isso ela passa a ser uma audiência critica.


Érica Martins de Carvalho
Professora :Alexandra
Turma 302

Anônimo disse...

1) Considero pertencer ao público ativo. Consigo ser uma leitora crítica da mídia quando tenho conhecimento mais aprofundado do assunto e também quando já li e ouvi outros pontos de vista. Não consigo ser uma leitora crítica da mídia quando não tenho conhecimento do assunto.
Mariana Vitali De Vito Oliveira.
Turma 304
Professora Iolanda.

Anônimo disse...

O conhecimento ns faz ter uma base crítica da mídia. É ver e compreender o que aquela propaganda quer nos passar, seja a venda de um produto, seja a influência de uma idéia. A mídia consegue transmitir idéias, influenciar opiniões e formar conceitos, por isso o conhecimento, a audiência critíca é fundamental nos dias de hoje. Fazer parte do púclico ativo/crítico é essencial para debater idéias, criticar, analisar pontos de vistas diversos, saber diferenciar a propaganda positiva da propaganda negativa. Me considero uma pessoa crítica/ativa, pois ao assistir uma propaganda sempre faço questinamentos e análise de outros pontos de vistas e tento sempre desmembrar essa propaganda para saber qual sua intenção ao transmití-la ao telespectador.

Paola Roberta de Deus Marçal
Turma 301 de segunda-feira 1º horário
Alexandra

Anônimo disse...

O poder que a mídia tem de prender a atenção dos receptores sem dúvida é muito grande...
Porém é muito importante saber lhe dar com todas as informações e tendências que ela nos traz...
Sem dúvida o texto trará bastante informações e técnicas para evitar de certa forma uma "alienação" dos receptores da mídia.

Iago Sadao Beirigo Kamimura"
201110059
Turma 203
Professora Iolanda Rodrigues Nunes

Anônimo disse...

Bom, este texto, faz referência à mídia interligada com a escola. De forma que pode-se fazer reflexões, aos resultados que alcançam, o ensino que tem acesso às tecnologias e á mídia.Sendo que eles possuem informações mais completas em relação ao mundo e a educação,em certo ponto de vista. Tendo também a questão de como os educadores passam as informações aos alunos, que é uma forma de utilizar meios tecnológicos em um determinado assunto, podendo ser expositivo apenas, ou mais explorado por ambos.

Larissa Moita Rossetto
Turma 303
Professora Iolanda

Anônimo disse...

Bom, posso dizer que estou aprimorando o meu senso crítico,apesar de sempre questionar as formas usadas nos meios de comunicação para nos passar informações,reconheço também que é muito mais fácil ser um leitor crítico da situação quando conhecemos o assunto em questão. Daí a necessidade de aprimorarmos cada vez mais o nosso conhecimento, para assim termos condições de criticar determinados assuntos.

Lúcia Helena Alves Ferreira
Turma 304
Professora: Iolanda