29/07/2011

Questão 1


Um ponto de partida importante para se planejar atividades de mídia-educação é a compreensão de quem é e como se comporta a audiência. Tradicionalmente, os estudos de audiência compreendem o público usuário das mídias entre dois extremos: vulnerável e passivo ou, ao contrário, crítico e ativo. Pense na sua própria experiência com a TV, a publicidade, o cinema e a internet. Que tipo de público é você? Ativo ou passivo? Quando você consegue ser um leitor(a) crítico(a) da mídia? E quando acha que não consegue?

99 comentários:

Anônimo disse...

Pertenço ao publico ativo e critico apartir do momento que faço escolha daquilo que quero assistir,ouvir ou ler. Sim consiguo ser um leitor critico da midia no momento que faço a escolha,sejanos programas da tv,ou sites que navego e dos filmes que assisto. As vezes não tem com fazer escolha ficamos preso ao sistema. vandeir jose de oiveira turma 205 professora Alexandra

Anônimo disse...

1) Considero pertencer ao público ativo. Consigo ser uma leitora crítica da mídia quando tenho conhecimento mais aprofundado do assunto e também quando já li e ouvi outros pontos de vista. Não consigo ser uma leitora crítica da mídia quando não tenho conhecimento do assunto.

Mariana Vitali De Vito Oliveira.
Turma 304

Anônimo disse...

Acredito que eu seja do publico ativo e critico, os interesses nos meios de comunicações nos colocam facilmente como objetos a serem manipulados. Eu tento enxergar sempre o outro lado da noticia ou comercial. Nós acabamos assimilando certos assuntos pois a grande quantidade de informações que recebemos acaba impedindo as criticas.
Caio Cursini
Professora:Alexandra
Turma:301

Anônimo disse...

Me considero uma pessoa crítica/ativa, pois ao assistir uma propaganda sempre faço questinamentos e análise de outros pontos de vistas e tento sempre desmembrar essa propaganda para saber qual sua intenção ao transmití-la ao telespectador.Não consigo ser crítica quando não tenho conhecimento de tal assunto.

Paola Roberta de Deus Marçal
Turma 301 de segunda-feira 1º horário
Alexandra

Anônimo disse...

Resposta 1

No meu ponto de vista sou do tipo ativo e critico, pois sempre fico com um "pé atras" quando vejo uma propagando na televisão. Procuro sempre não acreditar e não ser influênciado pelas propagandas.
Eu consigo ser um leitor critico, quando vejo a propaganda de produtos supostamentes milagrosos, que prometem fazer façanhas a quem os utilizem. Não consigo ser critico quando vejo documentários cientificos, não consigo entender se todas aquelas informações são absolutamente seguras.

Aluno: Marcelo Silva Teixeira.
Sala: 204 Prof: Iolanda.

Anônimo disse...

Me considero uma pessoa crítica em relação à algumas mídias. Sempre presto atenção nas propagandas de TV e o que mais tenho visto é como algumas pessoas se deixam influenciar pelas mesmas, ou seja, o que chamamos de alienação, é nesse ponto que me considero uma leitora critica da mídia. Não caio na tentação de comprar alguma coisa que promete maravilhas, pois sei que isso quase nunca acontece. Se fosse tão bom não precisaria de propaganda. Não consigo ser uma leitora crítica quanto a programas de tv, sempre assisto todos, sem nenhuma restrição, não sei classificar programas bons de ruins, mas sei que alguns não trazem nada de proveito para nós.

Joyce Lacerda Rocha
Turma: 203
Professora: Iolanda

Anônimo disse...

Pertenço ao grupo dos leitores críticos ativos, pois quando assisto alguma propaganda na TV, ouço certa propaganda no rádio ou até mesmo vejo em certos out-door's, tenho uma leitura bem crítica do que está sendo passado para mim. Para que a propaganda realmente chame minha atenção, tem que ser bem criativa. Pois eu estou notando que atualmente falta essa "criatividade" por parte dos publicitários. Acredito no que a maioria dizem que a: "propaganda é a alma do negócio", e por ter tamanha responsabilidade ela deve ser realizada com bastante cautela para prender a atenção do público.

Iago Sadao Beirigo Kamimura"
201110059
Turma 203
Professora Iolanda Rodrigues Nunes

Anônimo disse...

Considero-me parte do público ativo, que procura interagir criticamente com as mídias, principalmente televisão e Internet.

Para isso, seleciono programas e procuro ensinar meus filhos pequenos a também fazerem isso, ao assistirem um desenho animado, por exemplo. Faço perguntas: "vc acha que está correto o que este personagem fez?". Penso que agindo assim, estou inculcando neles o que Bujokas, parafraseando Hall e Whannel (1964), chama de "...capacidade de fazer distinções". (2008. p.1056).

Creio que a parte mais difícil é "resistir" ao apelo consumista das mídias. É quando percebo que às vezes eu também sou envolvida por ele.

Kelly Cristina Sousa Freitas Nascimento
Turma 303 - Sala 203
Profa. Iolanda

Anônimo disse...

Faço-me uma pessoa ativo-crítica quando escolho o que assistir, quando questiono se o que está sendo apresentado realmente pode ser considerado realidade e pode ser aplicado na nossa realidade, quando pesquiso temas que me deixaram em dúvida, desde temas polêmicos e/ou científicos até a eficácia de produtos apresentados nas propagandas.

Deixo de ser crítica quando me rendo ao apelo midiático, quando não consigo “resistir” e acaba sendo levada a creditar em algo que seja altamente duvidoso.

Ex: quando assisto a programas com antes e depois, seja de emagrecimento, seja de tratamento de beleza. Num primeiro momento acredito no que é apresentado, e até me sinto tentada a aderir ao método, mas basta pensar um instante que uma série de dúvidas acabam por aparecer.


Maraísa Vial
Turma 204
Prof. Iolanda

Anônimo disse...

Me considero parte do público crítico-ativo, quando escolho aquilo que quero assistir ou ouvir, pois assim posso selecionar o que considero importante ou não.Quando gosto de um programa, às vezes não consigo evitar,mesmo não considerando bom eu assisto,e neste momento não estou sendo tão crítica assim.

Mirley de Oliveira Marques Alves
Turma 204
Prof. Iolanda

Anônimo disse...

1) Considero pertencer ao público ativo. Consigo ser uma leitora crítica da mídia quando tenho conhecimento mais aprofundado do assunto e também quando já li e ouvi outros pontos de vista. Não consigo ser uma leitora crítica da mídia quando não tenho conhecimento do assunto.
Mariana Vitali De Vito Oliveira
Turma 204
Profª Iolanda.

Anônimo disse...

Acredito que a mídia cria necessidades incríveis para as pessoas, com propostas cada vez mais sofisticadas. Já utilizei determinado produto por ver propaganda em mídia sim, mas pra ver a qualidade, inovar os meus produtos e talvez trocá-los por mais "novos". No entanto, me considero crítica e ativa, até mesmo porque não sou consumista!!!

Giovanna Borges Pinheiro
302
Prof. Alexandra

Larissa disse...

Sou um tipo público na maioria das vezes ativo. Somente sou uma leitora crítica quando tenho argumentos para contrariar, ou apoiar certas publicações da mídia.
Tem ocasiões em que percebo o efeito em que certa propaganda pode influênciar negativamente os receptores, mas não há como argumentar contra pelo grande efeito que já obteve nas pessoas.

Larissa Moita Rossetto
Turma 303
Professora Iolanda

Anônimo disse...

Me considero do público ativo pois consigo argumentar sobre alguns assuntos conhecidos, sendo assim, leitora crítica da mídia. Não consigo ser crítica da mídia quando o assunto falado é desconhecido por minha parte não tendo, portanto, argumentos suficientes para convencer de que estou certa.

Laís Milagres Barbosa
turma 203
Professora Iolanda

Anônimo disse...

Questão 1
Me considero ativa.Pois quando uma propaganda é boa,penso,quanta criatividade!Mas quando é ruim,caramba que idiota!A mídia o tempo todo tenta nos influenciar,nos vender,nos comprar,nos seduzir,nos induzir.Consogo perceber facilmente quando isso acontece.Consigo ser uma leitora crítica da mídia quando não deixo q ela me influencie,e quando tenho argumentos suficientes para rebate-la.Quando não tenho argumentos nem conhecimento suficiente no assunto abordado na propaganda não me considero uma leitora crítica da mídia.
Stefanne Caroline Fernandes Silva
Turma 305
Prof:Alexandra

Anônimo disse...

Sou do público passivo, pois, consigo ler em varias fontes sobre determinado assunto e forma minha opinião. Porem, quando nao tenho conhecimento sobre o assunto, coisas mais especificas com muitos termos tecnicos, tenho que ler mais e em algumas vezes sinto dificuldade para forma uma opinião.


Thais Balada Castilho - 201110149
205
Alexandra

Anônimo disse...

Me vejo vulnerável e passivo, pois raramente faço algum questionamento, a força da mídia e seus objetivos são alcançados.As vezes me inquieta a forma como é fantasiada as nossas vidas e deixamos de viver a realidade.

Iran César Felipe
Turma:203
Professora: Iolanda

Anônimo disse...

resposta 1
Penso que pertenço ao grupo ativo pois consigo criticar algo quando entendo sobre o assunto para poder argumentar e avaliar, mas quando não entendo
busco ver opiniões diferentes para saber qual ponto de vista "defender"

Gáveni Barbosa turma 302

PedroH disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pertenço ao publico ativo, pois tenho livre liberdade de selecionar o q gostaria de assistir. Consigo ser um leitor critico da mídia, quando algo sobre determinado assunto não e tão bem maquiado pelo lúdico, ou seja, quando esta expõe as idéias propostas pelo autor de forma mais clara, ou em uma analise mais aprofundada.

Pedro Henrique Morais Fonseca
304
Alexandra (fui mudado de sala, tive a indicaçao dessa aula na turma 305, porem, fui remanejado para a 304 nessa quarta(10/08))

Anônimo disse...

Considero-me pertencente ao público ativo, pois sempre me proponho a analisar o que me faz ter determinada opinião sobre os mais variados assuntos. Sobre como aquela opinião, a qual defendo ou posso estar prestes a defender, se formou, e em quais argumentos ela se embasa, sobretudo quando isso é alicerçado nos aspectos midiáticos. Principalmente quando tenho, de antemão, uma opinião já formada que é contradita pela mídia. Nesses casos em especial, me esforço a entender e ponderar as relações midiáticas e seu papel na construção das minhas idéias, e, por que não, nas idéias daqueles com os quais convivo, e naturalmente, com os quais argumentarei a fim da troca de experiências corriqueira do convívio humano em sociedade.
Todavia, muitas são as artimanhas da mídia, por assim dizer, em infiltrar-se sem resistência, de se esquivarem de qualquer reflexão, na formação de nossas idéias, e embora seja difícil dizer onde isso se configura majoritariamente em mim, muitas experiências, relatos e informações vinculadas na mídia, sejam descentes ou não, fazem de mim o que sou, apesar de, como disse, ser ativo o bastante para criticar e não me deixar levar, ao menos, pelas faces mais óbvias do comportamento "agressivo" da mídia.

Anônimo disse...

Considero-me pertencente ao público ativo, pois sempre me proponho a analisar o que me faz ter determinada opinião sobre os mais variados assuntos. Sobre como aquela opinião, a qual defendo ou posso estar prestes a defender, se formou, e em quais argumentos ela se embasa, sobretudo quando isso é alicerçado nos aspectos midiáticos. Principalmente quando tenho, de antemão, uma opinião já formada que é contradita pela mídia. Nesses casos em especial, me esforço a entender e ponderar as relações midiáticas e seu papel na construção das minhas idéias, e, por que não, nas idéias daqueles com os quais convivo, e naturalmente, com os quais argumentarei a fim da troca de experiências corriqueira do convívio humano em sociedade.
Todavia, muitas são as artimanhas da mídia, por assim dizer, em infiltrar-se sem resistência, de se esquivarem de qualquer reflexão, na formação de nossas idéias, e embora seja difícil dizer onde isso se configura majoritariamente em mim, muitas experiências, relatos e informações vinculadas na mídia, sejam descentes ou não, fazem de mim o que sou, apesar de, como disse, ser ativo o bastante para criticar e não me deixar levar, ao menos, pelas faces mais óbvias do comportamento "agressivo" da mídia.

Obs: publiquei o comentário acima, mas me esqueci de colocar os dados, por isto estou publicando de novo. Desculpem pelo transtorno.

Igor Ballego campos
Turma: 303
Professora: Iolanda

Anônimo disse...

Me considerado sendo do público crítico-ativo. Principalmente quando relacionado à temas que me interessam ou despertam minha curiosidade. Creio saber administrar minhas opiniões de acordo com meu conhecimento, sabendo associar assuntos de acordo com a dimensão que necessitam.
Com assuntos que não me despertam interesse, acho que sou passiva, pois não me atenho tanto a eles ou as vezes, por não ter um bom conhecimento, não me posiciono.

Daniella Amaral Aguiar
302
Alexandra

Anônimo disse...

Me considero pertencente ao público ativo e crítico. Assisto somente o que realmente me traz informações ou que me traga alguma descontração. Infelizmente, às vezes me rendo às propagandas consumistas, principalmente no setor alimentício e acabo caindo nas armadilhas da mídia.
THAMY GONÇALVES AFONSO FRANCO
TURMA 204 IOLANDA

Anônimo disse...

Me considero uma pessoa crítica, pois procuro selecionar, daquilo que a mídia oferece, o que vou assistir e questiono sobre muito do que vejo. Porém acredito que em alguns momentos, acabo acreditando em algumas coisas mostradas sem muita crítica, pois mesmo que não seja a realidade, são demonstradas de forma que as fazem parecer muito real, por exemplo, algumas propagandas ou manchetes de jornal.


Camilla Bosco Silva
Turma 301
Professora Alexandra

Anônimo disse...

Apesar do volume de informações ser denso, tento sempre me portar da forma crítica e ativa.
Tento acompanhar a programação de forma a atentar sobre a abordagem e a forma com que tentam passar a informação.
Com o avanço nos estudos e pesquisas, vemos que os especialistas da área tentam elaborar diversas formas para que as notícias sejam absorvidas sem a menor contestação possível. No entanto, condeno essa forma e procuro sempre, agir adverso a essas técnicas, montando assim, o meu próprio conceito sobre o assunto.

Antonio Luiz Ferreira Junior
Sala 201
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Me considero uma pessoa ativa e crítica, pois tento critícar algumas formas de informações que são expostas na mídia, e sempre busco ver notícias tanto em sites, como na Tv, com essas informações monto minha própria linha de pensamento sobre o assunto em que a mídia esteja falando.

Fernanda Fontes Costa
Turma 302
Profª Alexandra

Betyna disse...

Me considero um tipo de publico ativo,.Consigo ser um leitor critico da mídia quando vejo nas novelas o marido batendo na mulher, quando eu já tenho um certo conhecimento daquilo e é a hora que a audiência mais sobe e não consigo ser critico de forma alguma pelo o que a internet nos mostra varias coisas como modo de vestir e agente nem percebe que esta sendo influenciado e nem critica acha tudo normal.

Betyna Lima Bahia
Turma 301
Professora Alexandra Bujokas

Anônimo disse...

E MUITO MAIS FACIL SER CRITICO QUANDO VOCE TEM UMA FORMACAO E CONSEGUE NOTAR NAS ENTRELINHAS COMO A MIDIA CONSEGUE INFLUENCIAR SEUS GOSTOS. ENTAO NAO SEI ATE QUE PONTO A MIDIA INTERFERE NA MINHA VIDA, PORQUE EU GOSTO DAS COISAS QUE SURGEM MESMO QUANDO E SO MODISMO E ALGUMAS COISAS EU CARREGO PARA O MEU DIA, TALVEZ A MINHA CRITICA SERIA SELECIONAR O QUE EU ACHO DE MELHOR.


ANDREZA DE SOUZA BORGES
TURMA 301
PROFESSORA ALEXANDRA

Anônimo disse...

questao 1-Sou o tipo de telespectador,mais realista e crítico das abordagens feitas pela mídia principalmente a televisiva,onde,como sou da geração antes da internet que agora estou aprendendo a usá-la como coadjuvante/ferramenta para os trabalhos universitários estou me familiarizando aos poucos.Quanto a análise crítica do mundo virtual(blogs,e-mail,facebok,etc) estou agora aprendendo;a televisiva já vim desde o ensino médio(anos 80)sendo esclarecida pelos meus professores que me deram uma bagagem enorme.Ana Cristina Silva,sala 201,prof.Alexandra Bujokas turma 301

Martines disse...

Eu me considero agora como pertencente na maioria das vezes como público ativo, pois vejo a mídia em geral como uma empresa que precisa de qualquer modo obter lucros, pois quando alguém quer vender algum produto ou deixá-lo conhecido entre a massa, a mídia simplesmente cobra um preço e joga para a população, deixando que os mesmos avaliem se aquilo é bom ou não, sem ao menos terem uma comprovação sobre o produto, então acho que é o conhecimento e o espírito crítico que nos trazem essas respostas, e consigo ser crítico com mais facilidade quando o assunto é do meu conhecimento, e se acaso não for e aquilo que estão anunciando eu ver que possa me trazer algum benefício, tentar pesquisar mais sobre o assunto, obter algum relatório ou depoimento sobre o produto, agora quando anunciarem que um remédio feito de ervas, ou manipulado é eficaz para algum tipo de doença, vou me tornar um público passivo, pois só experimentando para ter certeza, ou mesmo assim não será aquela certeza.
Rogério A. Martines - turma 305 - sala205

Anônimo disse...

A princípio, quando estou sujeito à mídia; através do cinema, da televisão, do rádio e dos meios impressos, há uma tendência natural de crítica e interpretação do que é visto/lido. Todavia é comum a evasão progressiva deste espírito crítico quando nossa atenção é seduzida por esses meios midiáticos. A idéia arraigada de que quando se está em casa lendo uma revista ou vendo televisão não é preciso exercitar uma crítica sobre aquilo que nos é imposto pela mídia, é mais trivial do que parece. Exercitar a crítica permanentemente é cansativo de modo que estamos, ouso dizer, em menor ou maior grau, sujeitos ao ataque midiático e seus sedutores conceitos prontos, idéias acabadas e modelos efêmeros.
Deste modo, julgo que sou alguém criticamente vulnerável à mídia.


Vitor Lacerda
Turma 305
Prof. Alexandra

Martines disse...

Martines disse - professora Alexandra....

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que faço parte de um grupo de público critico ativo, porém acredito que não critico muito as informações que recebo via internet, televisão e radio. Não paro para refletir se aquilo realmente é verdade, contudo as aulas na universidades estão me ajudando a mudar esta postura. Acho que consigo ser critico quando o assunto tratado já é de meu conhecimento, ou quando estou realmente prestando atenção na informação, porém toda informação que chega quando estamos mais distraídos, não prestamos atenção e acabamos aceitando o que se passa.


Nome: Gustavo Souza Gomes
Turma: 02 Sala: 202
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Diante da minha realidade atual me considero no grupo dos criticos ativo pórem e complicado afirma definitivamente a qual grupo se pertence pos estamos todos vuneraveis as arte manha das mídias.

Anônimo disse...

Diante da minha realidade atual me considero no grupo dos criticos ativo, porém é muito difícil definir a qual gropo se pertence pos estamos todos vuneraveis as arte manha das mídias.

janiel lopes
T 03 Profª Iolanda

Anônimo disse...

Acredito que sou do público ativo e crítico pois quando a mídia trata de algum assunto do meu conhecimento e/ou interesse, tento observar o que é ou pode ser um exagero, alguma informação manipulada ou se é realmente aceitável! Tento ser crítica na maioria dos assuntos da mídia, mas isso nem sempre é possível quando se trata de assuntos que eu não conheço de forma suficiente para julgar.
Ana Elisa Bielert Lopes
Turma 301
Professora Alexandra Bujokas

Anônimo disse...

Imagino que me enquadre no público ativo, pois procuro ir além do simples absorver do que é posto pela mídia. Consigo ser crítica nos momentos em que questiono o que é noticiado ou exposto, bem como as formas com que tal ocorre. Além disso, acredito ser importante a reflexão acerca do que nos é mostrado, buscando motivações, estabelecendo possíveis conexões. Quando não consigo: nos momentos em que as discussões se tornam exaustivas.
Célia Matayoshi Calixto
Turma 301
Professora Alexandra

Anônimo disse...

Critico, é ignorancia aceitar tudo que vemos e ouvimos da midia, principalmente no mercado capitalista que so se importa em consumir. É facil ser critico com realação a midia, basta pensar nos "porques", "o que eu penso sobre isso?", "eu preciso desse produto?". Porem é dificil quando as mensagens ao publico buscam a parte emotiva aos exemplos as novelas, filmes e etc.

Nome: Francielly
Turma: 302 Sala: 202
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Partindo de que ser uma pessoa crítica não é apenas julgar de modo negativo e que está longe de ser uma coisa tão simples assim, não acredito que eu seja uma leitora ativa da mídia a todo momento: quando leio alguma reportagem encaro algum anuncio, consigo desempenhar o papel de leitor crítico. Em outras circunstancias, a tv é algo que me 'hipinotiza', fazendo com que eu simplesmente assista tudo e não procure assimilar ou questinar quase nada.

NOME: Elis Laura P. Garcia
TRUMA: 302
PROFESSORA: Alexandra

Giovanna Cecilia Rezende Pereira disse...

Eu sou o tipo de público que procura as mídias apenas por lazer. Passivo. Eu geralmente não consigo ser uma leitora crítica da mídia, as coisas passam despercebidas ao meu ver!

Giovanna C. R. Pereira
Turma 205
Professora Alexandra

Anônimo disse...

Sou o tipo de público que procura as mídias apenas por lazer. Passivo. Geralmente não consigo ser uma leitora critica da mídia, Isso passa despercebido ao meu ver!

Giovanna C. R. Pereira
Turma 205
Prof. Alexandra

Anônimo disse...

Me considero na maioria das vezes fazer parte do público crítico e ativo, pois posso segundo os meus conhecimentos fazer uma analise crítica do que vejo e ouço, conseguindo selecionar o que é importante e me acrescenta, porém existem momentos que me deixo levar pelas fantasias do cinema e me pego fantasiando a relidade.Nesse último momento faço parte do público vúlneravel e passivo .

Patricia Ferreira dos Santos
Sala 204
Professora Iolanda.

Anônimo disse...

O fato de poder escolher o que se quer ou não, o que se gosta ou não, já representa uma postura crítica independente do quão a mídia tenha interferido na escolha.É inegàvel o poder dos meios de comunicaçâo e sua capacidade e competência informativa.Cabe a cada indivíduo estabelecer seu foco de interesse e usar de forma consciente o que lhe é proposto.
Agostinho Ermes
Turma 301
Profª Alexandra

Anônimo disse...

Na maioria das vezes me considero um leitor crítico e ativo, porque sempre tento entender o real significado das notícias e propagandas que assisto ou leio. Se for um tema que desperte meu interesse procuro me informar para ter uma opinião embasada sobre o assunto.
Não consigo ser crítico quando não possuo nenhum conhecimento sobre o tema a que se refere o anúncio ou propaganda da mídia.

Anderson de Oliveira
Turma 301
Profª alexandra

Anônimo disse...

Em relação as progandas, eu sou muito ativo, pois não me deixo influenciar pela mídia, e até critico certas propagandas.

Anna Carolina Cavalcante Oliveira e Sousa
Turma: 301
Alexandra

Anônimo disse...

Me considero do grupo de público ativo e crítico, pois faço escolha daquilo que vejo, escuto ou leio. Consigo ser crítica a partir do momento que sei do que se trata, quando conheço o assunto que esta sendo tratado, já quando não sei e não entendo o assunto não tem como ser crítica.

Bianca Elisa Costa
301 Alexandra

Cristiano disse...

Quando pequeno, gostava de ficar vendo televisão, desenhos animados, para distrair e divertir, afinal não tinha tantas responsabilidades. Quando gosto ou me interesso em algo fico atento aos valores que estão sendo passados e faço também uma interpretação mais profunda de determinado assunto. Contudo quando foco minha atenção a apenas um aspecto, por exemplo, quando vejo um filme, acabo me esquecendo da história que está sendo contada para captar melhor os efeitos especiais de que tanto gosto.

Nome: Cristiano Jorge Bruno dos Santos
Turma: 302
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Acredito que me encaixo no público ativo e crítico. Pois posso escolher as minhas preferencias na mídia e dar minha própria opinião. E criticar os programas e propagandas de meu interesse por ter mais conhecimento no assunto.
Larissa Stephani Costa Vieira
Turma 304
Iolanda

Anônimo disse...

Me considero do público ativo e crítico, pois não deixo me influenciar á propagandas, enfim coisas que considero 'ilusionismo'.

Amanda Alves de Melo
Turma 301
Professora Alexandra

Anônimo disse...

Considero-me pertencente ao público ativo, sou muito crítico até mesmo com programas que eu gosto.
Ser crítico não significa desprezar todo o conteúdo ou ver defeito em tudo, mas encarar a mensagem com o meu ponto de vista e absorver o que considero coerente com minhas convicções.

Nome: Rogério Lima de Sales
Turma: 305
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Estou sujeita sim, a diversas opiniões que a mídia libera todos os dias, mas isso não significa que tenho que concordar com toda essa informação.Considero-me pertencente ao Publico Ativo, pois tenho a liberdade de escolher o que vou assistir, ouvir, ler. Gosto também de conhecer outras opiniões sobre o assunto discutido e conhecer e/ou pesquisar sobre o tema em questão.

Tatiane Barbosa Martins
turma: 305
profa. Alexandra

Anônimo disse...

Me considero participante ativo do grupo de críticos e ativos. Talvez não seja uma tarefa muito fácil resistir a certos temos que a mídia nos leva de qualquer forma a acreditar que aquilo realmente é verdadeiro, mas hoje fica bem mais fácil de ter um prévio conceito de tudo isso que quer nos engolir a cada propaganda passada o dia todo na tv, internet e rádio. Fica bem mais fácil termos uma análise crítica e justa das enganações que somos sujeitos, pois depois de tantos anos a sociedade por mais que seja capitalista outros objetivos estão surgindo nas nossas vidas e um deles é não se deixar levar por coisas supérfluas. Afinal não é tudo o que a mídia nos expoem que nos faz melhor que os outros em adquirir e nem nos excluirá da sociedade por não possuir. Por isso cada dia mais as propagandas tendem em apelar para nosso consumismo ou mudança de pensamento com fortes influencias para nos dizer que se não fizermos de acordo com o proposto atualmente nas propagandas estaremos longe de sermos pessoas atuais.
É dificil passar despercebido por tantas propagandas irresistíveis, mas temos uma capacidade impar para sermos diferentes e termos nossa própria crítica a respeitos de propagandas que a mídia tenta nos engolir cada dia mais.

Andressa Ribeiro Rettondin
Turma: 301
Professora: Alexandra

Cássia disse...

Sou do tipo ativo e me considero uma leitora crítica, pois a TV tenta iludir de toda forma o público. Acredito que não somos critica quando algo me interessa ai acho que a critica fica um pouco de lado.
Aluna: Cássia de Paula Ferreira de Melo
Turma: 301
Prof.ª: Alexandra

Carlos Eduardo disse...

Sou do tipo ativo e critico muito difícil a TV com seus truques ira me convencer com suas propagandas por exemplo.
Aluno: Carlos Eduardo de Melo
Turma: 301
Prof.ª: Alexandra

Scarlet Princess disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Scarlet Princess disse...

Pertenço ao publico ativo e critico apartir do momento que faço escolha daquilo que quero assistir,ouvir ou ler e ainda tenho discernimento quanto a atuacao do conteudo sobre mim e sobre a grande massa consumidora de midia em geral.

Clea Rocha Ferreira
turma 303 sala 203
Iolanda

Anônimo disse...

Tento ser critica com o que vejo na mídia, entender o que ela está me passando, porém, muitas vezes não formo uma opinião por não ter conhecimento daquilo que ela esta me passando.
Aluna. Rosemeire R.Borges Zampieri
turma 301
sala 201 Alexandra

Anônimo disse...

Pertenço ao publico ativo critico, tendo acompanhar a mídia no geral, dentro do conteúdo absorvo o que pode me beneficiar e as vezes aprofundo nos assuntos que não domino.

Renata Roel Rodrigues Silva
Turma 205
Alexandra

Anônimo disse...

Sou do tipo de público ativo e critico, pois sempre desconfio quando vejo uma propagando independente da mídia. Procuro sempre estar em dia com notícias e procuro não cair no senso comum e acabar sendo influenciado pelas propagandas e notícias.
Sou uma leitora critica,quando conheço o assunto que está sendo tratado ou quando eu acho que o que esta sendo divulgado é um absurdo e procuro saber mais a respeito. Não consigo ser critica quando vejo documentários científicos,leio matérias publicadas em revistas renomadas ou até mesmo quando eu desconheço do assunto.

Bruna Tavares Bacalá
301-segunda
Alexandra

Anônimo disse...

Pertenço ao público ativo,pois além de absorver a mensagem procuro sempre investiga-lá ainda mais.Consigo ser uma leitora critica da mídia quando possuo maiores informações sobre o assunto e não consigo ser uma leitora crítica quando o meu conhecimento é insuficiente para poder debater sobre a questão.

Aluna:Aline Nonato de Sousa
Turma:301
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Posso me considerar como integrante do público ativo, com relação à TV. É importante observar, nesse meio, o tipo de cultura que é disseminada, ou seja, o nível de aproveitamento em que cada programa ou publicidade apresenta para avaliar se é interessante assistir ou não. Com relação à internet e ao cinema, não posso considerar o mesmo, pois geralmente não realizo a mesma análise critica. Posso me considerar, nesse caso, pertencente ao público passivo, e ao mesmo tempo, vulnerável. Consigo ser um leitor crítico da mídia quando observo que determinada ideologia aparentemente está sendo massificada, imposta, no momento em que é trabalhada incessantemente e acaba provocando alterações no pensamento dos cidadãos e inclusive em seus hábitos e nos valores da sociedade. É observado principalmente em telenovelas. Não consigo ser um leitor crítico da mídia quando algum produto gerado é extremamente impressionante, geralmente devido ao uso de alta tecnologia, apresentado principalmente no cinema. Não observo os detalhes e acabo me tornando um usuário vulnerável.

RAFAEL DE SOUSA MOREIRA
TURMA 304

PROFESSORA ALEXANDRA

Anônimo disse...

Pertenço ao público ativo e crítico, pois procuro selecionar o tipo de programa que assisto, e quando navego na internet, procuro sites de interesse social,educacional e tambpem musical, também procuro sempre estar me atualizando com noticias do Brasil e do mundo. Consigo ser um leitor crítico quando domino o assunto abordado.
Aluno:Leone Martins
Sala:204 Prof: Iolanda

Anônimo disse...

1- Me considero ativo e passivo ao mesmo tempo, sou crítica na leitura da mídia no ponto em que seleciono os programas que assisto pensando no que eu realmente estou precisando apreender, quando imponho meu ponto de vista em relação ao que leio nos jornais e revistas, mas ainda sinto muito passiva em relação a assuntos que não tenho muito interesse e quando é algo que desconheço muitas vezes prefiro me acomodar na opinião que a mídia em si impõe, por exemplo em relação a moda e comportamentos.
Aluna:Regiane dos Reis Araújo Costa
Sala:205 Prof: Alexandra

Anônimo disse...

Me considero do público ativo, recebo a mensagem que a mídia transmite e procuro entender de forma objetiva. Sou uma leitora critica quando tenho conhecimento do assunto mostrado e posso opinar de forma correta e não sou leitora critica quando não consigo colocar em ordem as ideias, sem saber do que se trata.

Nome: Aline Martinelli Florencio
Turma: 301
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Pertenço ao grupo do público crítico e ativo, busco sempre, seja na TV, internet, rádio, entre outros, assuntos que realmente me interessam. Os meios de comunicação na maioria das vezes não exercem poder sobre minhas escolhas, posto que se forem feitas de forma errada, eu que sofrerei as consequências. Geralmente faço análises do que realmente vale a pena, só não consigo quando por exemplo: tenho vontade de comprar algo e o comercial do produto me convence ainda mais de que devo obter. Errado, claro, mas na maioria das vezes consigo ser crítica em relação a tudo que vejo na mídia.

Marielle de Azevedo Cota
Turma 204
Prof. Iolanda

Anônimo disse...

Hoje me considero uma leitora ativa,pois,consigo ser crítica principalmente em relação a notícias,exemplo a política.Consigo receber a informação com maturidade e com uma opinião formada.Ainda tenho dificuldades quando é me passado uma informação que eu não tenho conhecimento suficiente para entender e saber até que ponto aquela informação é segura.
1.Luciana Maria de Oliveira Barbosa.
2.304.
3.Iolanda.

Anônimo disse...

Acredito que eu faça parte do publico ativo e crítico. Estou sempre á procura de novas informações, e sempre a pesquisar novos fatos na mídia. Como leitora e observadora, seleciono o que é de meu enteresse para tomar maiores conhecimentos, até porque não saberia questionar um assunto que não me agrada. Hoje em dia, na "era da telecomunicação" acredito que quase todas as pessoas, querendo ou não se tornam ativos, pois a Tv e a internet acabam infuenciando todos a estarem sempre ligados nas novas informações.

Aluna: Jéssika dos Santos Borges
Sala: 203

Anônimo disse...

Considero-me parte do público
ativo e crítico.
Principalmente quando o
assunto tratado desperta maior
interesse.
Para isso, procuro agir de forma
imparcial diante da mídia para nao atuar
de maneira passiva.

Thuane Graziela Xavier Pedrosa
Turma: 305
Professora: Alexandra

Anônimo disse...

Ativa e critica, em primeiro lugar pois não aceito tudo passivamente,tudo que vejo e não combina com meu ponto de vista eu critico,pois nós seres humanos somos bastantes criticos,e num mundo como hoje não tem como aceitar tudo! Tanto novela,cinema,internet e reportagem não aceito certas coisas,pois cada um tem seu ponto de vista...vc pode concorda em algumas mas discorda em outras.

Danielle Morrone de Mendonça
Sala:202
Profª: Alexandra

Anônimo disse...

A midia em sua nuances apresenta varias vertententes, apresentando se assim leitores criticos e leitores passivos.Eu considerado um leitor critico, pois seleciono progamação dou preferencia ao jornalismo e documentarios ,filtro as informações,busco outras fontes de veracidade, enquanto existem pessoas que eu considero passiva, pois buscam na midia a unica fonte de informação,buscam programas que manipulam e alienam.

MATEUS MOREIRA SA SILVA
PROF: IOLANDA

Vanessa Cristina Nunes Lemes disse...

Posso dizer que sou ativa e crítica, apesar das variações existentes no mundo da mídia tanto da TV, da internet e do cinema. Concordo que a mídia, como alguns disseram, é uma empresa e é um ramo de negócios através de imagens, onde independente do que se mostre o importante é a venda do produto. Nisto temos a obrigação de selecionar o que estamos e o que queremos assistir, através de um olhar crítico.

Vanessa Cristina Nunes Lemes
Turma: 205
Prf. Alexandra

Anônimo disse...

o termo leitora critica não se encaixa a mim a todo momento, geralmente quando se relaciona com publicidades, do tipo propagandas com temas polemicos costumo me questionar e tentar compreender o que se passa, porém nao costumo ter esse habito com outros tipos de mídia.

Maryssa Zecchin Simões
Turma 304
Professora : Iolanda

ana carolina disse...

No momento em que eu consigo fazer escolhas no programa em que vejo , me considero pertencer ao publico ativo ,mas quando não conheço profundamente um assunto abordado na midia ,passivo.

ANA CAROLINA ROQUE CARDOSO
TURMA:301
PFR;ALEXANDRA

Anônimo disse...

Me considero um público ativo e crítico.Consigo ser crítica quando vejo algo que não está bem explicado, ou quando está sendo um pouco sensacionalista e também quando me interesso pelo assunto.

Letícia Costa Gonçalves
Turma: 303
Prof: Iolanda

Anônimo disse...

Me considero parte de um publico passivo.Consigo ser um leitor critico quando assisto e participo e não consigo quando nao sei do que se trata ou seja há um acompanhamento

ANA BEATRIZ LOMBARDI DOS SANTOS
TURMA:301
PROF:ALEXANDRA

rx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rx disse...

sou do publico ativo, consigo ser um leitor critico quando o assunto abordado e de meu interesse e entra em areas de ampla discussão.E nao consigo quando o tema abordado nao me agrada.

Reinivon José da Silva Júnior turma 05 sala 205.
Prof: Alexandra.

Anônimo disse...

Me considero integrante do publico ativo e por poder selecionar na midia o que é de meu interesse, sou uma leitora critica, além de poder opinar a respeito das informações que são me passadas.

Rejane Leal Candido
304
Alexandra (fui mudada de sala, tive a indicaçao dessa aula na turma 305, porem, fui remanejado para a 304 nessa quarta(10/08))

Anônimo disse...

Os meios de comunicação em geral são constantemente alvo de manipulação.
Me considero uma pessoa ativa e critica por analisar o conteudo visto e escolher bem as minhas fontes de informação.

MARIANA MENDES PORTO AZEVEDO - 201110867
204
Prof: Iolanda

Anônimo disse...

Me considero parte do público ativo, já que procuro sempre análisar as informações que recebo.Sempre que detenho conhecimento prévio daquilo que estou lendo ou assistindo,a minha postura crícica acontece com mais facilidade.

Núbia Barcelos Mendes
turma 204
prof.Iolanda

Anônimo disse...

Resposta1: É um direito do público manifestar o que pensa e um dever das empresas e afins de oferecer tais meios para que isso seja possível, como SAC, informações e reclamações aos consumidores e telespectadores. As empresas que não disponibilizarem tais sistemas não deveriam ter a possibilidade de transmitir seus produtos. Sendo eu consumidora e telespectadora de muitas empresas tenho como prioridade as que me possibilitem expressar minhas opiniões de mameira fácil e simples, como a internet esta sendo hoje em dia.

JACQUELINE FERNANDES HIPOLITO DA SILVA-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-SALA 202

Anônimo disse...

Creio que enquadro-me no público ativo, procuro ao longo do meu cotiano, verificar as formas subjetiva e subliminares que as formas de mídia procuram influenciar nossas atitudes. Preponderantemente, é muito complicado fazer essa leitura quando estou em um meio que não dispõe de recursos para fazer essa avaliação, ou seja, é complicado assumir uma postura crítica- nota-se que aqui não se fala de crítica por crítica-, quando eu não tenho argumentos suficeintes para demonstrar como aquela mídia modela e aponta juízos de valor à respeito de determinada realidade.
Nome: Claudia Caroline Delefrate Pereira
Profª: Iolanda
Turma: 203

Anônimo disse...

Ativo e critico, pois antes de praticar alguma ação por influencia da mídia, faço uma análise do fato estabelecido pois já estou bem ciente de que nem tudo que a mídia mostra ou da-nos a impressão de que é para ser feito, necessariamente o é. Damares cristina F.da Silva.Turma: 302, sala:202, prof. Alexandra

Anônimo disse...

Resposta1:Me considero ativa e critica, pois é um direito do público manifestar o que pensa e um dever das empresas e afins de oferecer tais meios para que isso seja possível, como SAC, informações e reclamações aos consumidores e telespectadores. As empresas que não disponibilizarem tais sistemas não deveriam ter a possibilidade de transmitir seus produtos. Sendo eu consumidora e telespectadora de muitas empresas tenho como prioridade as que me possibilitem expressar minhas opiniões de mameira fácil e simples, como a internet esta sendo hoje em dia.

JACQUELINE FERNANDES HIPOLITO DA SILVA-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-SALA 202-Turma 302-Alexandra Bujokas

Anônimo disse...

A partir de um pressuposto de toda influencia que a mídia exerce sobre a populaçao em geral acredito que existem momentos em que oscilamos entre passivos e ativos pois tendemos a aceitar determinadas influencias como "válvula de escape" da sociedade, desta forma fugimos da realidade em que vivemos e nos apegamos a uma pseudorealidade e ilusao proposta que nos força a crer que aquilo é necessário a nossa sobrevivencia ou uma atitude correta a tomar.

Tainá Maraucci Aprile
Sala 203
Professora Iolanda

Anônimo disse...

Me considero parte do público ativo,apesar de concientemente admitir que é sobre uma forte influência que a mídia interfere em nossas opiniões e escolhas. Acredito que as vezes ainda que de forma inconsciente, nos enquadramos como passivos sim, pois é mais confortável acreditar em algumas "verdades" impositivas que a mídia nos apresenta.

Christiane Helena de Oliveira.
Turma: 303
Professora: Iolanda

Anônimo disse...

Não possuo muitas habilidades em questões de tecnologia. Faço uso de celular para comunicar com mes amigos (as), mandar mensagens, falar com meus familiares
Uso o computador para executar meus trabalhos da faculdade, realizar pesquisas.

Vilma Lúcia
Turma 303
sala 203
Prof. Alexandra

Anônimo disse...

Me considero do tipo ativo, pois sempre tento prestar atenção no que está sendo passado para o público, relacionando com alguns conhecimentos, e se aquela atividade da mídia terá algo a acrescentar a mim e ao público em geral. Consigo ser um leitor crítico da mídia, quando vejo alguma coisa que sempre é discutida em nossa sociedade, em muitos casos são extrapolados os limites e são claramente percebidos os males que são passados para o público. E quando não consigo ser um leitor crítico, é quando uma propaganda ou programa é tão bem elaborado e planejado para atrair e influenciar o público, que as críticas passam sem ser percebidas.

Pablo Daniel Dias
Turma: 304
Professora: Iolanda

Anônimo disse...

Na maioria das vezes considero-me crítica, pois, escolho programas midiáticos que possam me acrescentar algumas coisas, por menores que sejam. Embora muitas vezes como a maioria das pessoas, me pego envolvida por algum tipo de influência elaborada, da qual é necessário um raciocínio mais forte para não ceder a mídia envolvente, e confesso que as vezes cedemos.

Lúcia Helena Alves Ferreira
Turma: 304
Professora: Iolanda

Anônimo disse...

Posso dizer que durante muitos anos eu fiz parte do público passivo e vulnerável, que acreditava em tudo o que os outros diziam, nesse caso, especificamente, falando sobre os meios de comunicaçao e a sua influência sobre a minha pessoa, mas de um tempo pra cá, isso tem mudado, tenho tido uma nova visao de ver e analisar as coisas! Posso dizer que essa mudança em partes, se deve tbm ao fato de estar na Academia e aprender com pensadores a ter esse discernimento e a se tornar uma pessoa mais ativa e mais crítica! Não crítica por crítica, por assim dizer, mas tendo uma certa compreensao das coisas, e não se deixando levar por qualquer comentário ou sendo influenciado! Mas procurando realmente saber o que há por trás daquela informaçao!
Nome: GIOVANNI ALVES BORGES
Turma: 304 Sala: 204
Professora: Yolanda.

Anônimo disse...

Com o passar do tempo me tornei muito crítica a respeito do que vejo na mídia em geral. Mesmo quando simpatizo com um ponto de vista ou opinião fico na dúvida se esta é mesmo a posição de quem fala ou não.

Gláucia Santos
CET 302
Professora Iolanda

Pablo Nogueira disse...

Resposta 1: me considero ser um leitor ativo e critico, pois toda informação que recebo, seja de qual for a mídia, sempre a analiso bem e só depois de uma boa compreensão e um estudo sobre a informação e que tomo meu parecer.
Nome: Pablo Fabio Nogueira dos Santos
Turma: 304
Sala: 204
Professora: Iolonda

Anônimo disse...

Acredito que pertenço ao grupo ativo no momento atual que vivo pois, consegui compreender com minhas aulas na faculdade a ser crítica, seja vendo uma propaganda na televisão, seja em anúncios na internet ou até mesmo o que estampado na primeira página do jornal!Quando não conheço do assunto abordado procuro pesquisar e averiguar até que ponto as informações são verdadeiras!

Nome: Marcella Silva Santos
Turma: 304
Sala: 204
Professora: Iolanda

Nadia Jamaica disse...

Sou totalmente crítica, porém me considero passiva pq nao tenho como tomar uma atitude para poder mudar aquilo que sou contra, e nem tenho poder de mostrar isso na mídia ou qquer outro meio de comunicação .A unica coisa q posso fazer é dizer minha opniao , mas penso que isso nao é o suficiente pra mudar alguma coisa .
Só nao sou crítica quando o assunto nao é de meu conhecimento .
Nadia Jamaica Chagas 1º ano de geo(t03)

lucimeire disse...

As vezes me sinto ativa em relação a determinados assuntos que estam dentro da minha compreensão. Outras vezes me sinto passiva em relação a dominação da midia em nossas vidas cotidianas, acredito que temos uma visão muito superficial diante de assuntos de tamanha importancia como a politica. Na universidade estamos trabalhando a criticidade mas não apenas a crítica pela crítica se faz necessário ter argumentos para contestar.

Nome: Lucimeire
turma:304
sala:204
Professora: Iolanda

Letícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letícia disse...

Acredito que faço parte dos dois públicos, mesmo tendo a autonomia de escolher os programas, algo me conduz a essa escolha.
E a partir disso o programa passa a me conduzir ao ponto que lhe é conveniente e pela minha ignorância em determinados assuntos, não consigo pensar além daquilo que foi posto, o que é diferente quando tenho domínio sobre o assunto.


Letícia Rodrigues da Silva
Turma 303
Profª Iolanda

Raphael F. Zanelato disse...

Me enquadro no público crítico/ ativo, pelo simples motivo de ver uma propaganda seja ele de qualquer genero e forma e filtrá-la, me permitindo assim, de uma forma crítica perceber o que é ou não parte de um processo consumista/ alienador, usando como base os conhecimentos que adquiri ao logo da minha existência



Nome: Raphael Figueiredo Zanelato
turma:304
sala:204
Professora: Iolanda